A assistência técnica do MASA melhora a produção agrícola dos camponeses

Esta informação foi apresentada pelo produtor da cultura de mandioca, Adelino Johane, durante a III reunião Técnica de Agricultura e Silvicultura, que desde que começou a implementar novas técnicas em suas áreas de produção tem colhido bons rendimentos porque em áreas que tirava cerca de 10 toneladas passou a obter perto de 29 toneladas por hectar.
Johane conta que pratica a actividade agrícola já acerca de 30 anos, mas ao longo destes anos fazia sem nenhuma técnica que pudesse melhorar o seu rendimento, entretanto desde o ano 2015 que começou a trabalhar em conexão com a rede de extensionista do MASA, tem assistido bons resultados na sua área de exploração de cerca de 5.5 hectares.
Segundo o produtor da mandioca Johane, as técnicas transmitidas pelos extensionistas tem melhorado de forma significativa suas actividades e constitui incentivo para a classe de produtores. “Esta equipa de extensionistas treina ? nos desde a preparação dos campos, selecção da semente para a plantação e a transmissão conhecimento sobres pragas nas culturas?.
Para Johane apesar dos rendimentos que tem colhido o grande desafio é o mercado para a comercialização do produto, pois por mais que a produção atinja boas quantidades, sem o mercado ficam desmotivados. Entretanto trabalham com algumas empresas do agro?processamento e compradores a grosso, mas devido aos níveis de produção em que a província encontra? se, ainda não suficiente.
Pelo seu turno, o representante da empresa processadora da mandioca para a cerveja impala (DADTCO), revelou que a sua empresa por dia processa cerca de 20 toneladas de mandioca para o fabrico da cerveja onde trabalhamos com produtores da mandioca da província de Imhambane para o fornecimento da mandioca. A empresa pretende ampliar a produção e consequentemente vai incrementar a aquisição da mandioca. Queremos fazer a farinha da mandioca, entretanto estamos a espera da chegada da nova máquina que vai orientar o processo, portanto por dia vamos processar cerca de 80 toneladas de mandioca.
Para Humberto, em resposta da nova fase em que a empresa vai tomar precisamos que os produtores da mandioca estejam mais organizados e preparados para responder de forma assídua as necessidades da empresa.

Artigos relacionados